Iniciada campanha Goiás sem Aedes
Secretaria de Saúde - 18/10/2016 às 14:53

 

Com intuito de iniciar um amplo programa educativo e de conscientização, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Secretária Municipal de Ação Urbana e Corpo de Bombeiros, se reuniram para dar início ao programa “Goiás sem Aedes”.

 

Iniciado o período chuvoso na região, os casos de dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, começam a aumentar, principalmente por conta de recipientes abandonados que acumulam água, facilitando à proliferação do mosquito.

 

Pensando nisso órgãos e departamentos públicos uniram forças para recolher e dar a destinação correta a um dos principais elementos acumuladores de água parada: o pneu usado.

 

Acondicionado de forma incorreta ou simplesmente abandonado em terrenos baldios, o pneu (seja automotivo ou de qualquer outra espécie) é sem dúvida nem uma um dos principais focos do mosquito Aedes Aegypti e o grande elemento de atuação da campanha.

 

Concentrados no ponto de apóio dos agentes de endemias, no bairro Odilha, dezenas de trabalhadores iniciaram o recolhimento e descarte correto dos famigerados pneus usados. Vale destacar que um dos focos da campanha é orientar a população para o descarte consciente desse tipo de material, metodologia similar ao de descarte de embalagens de agrotóxicos.

 

Em Rio Verde todos os pneus inservíveis encontrados são destinados ao Eco Ponto, onde são acondicionados de maneira apropriada e logo em seguida transportados a empresas especializadas que processam esse material, destinando o subproduto para a alimentação de fornos de indústrias de cimento de várias regiões do Brasil, inclusive em Goiás.

 

Ao todo duas carretas de pneus saem toda semana de Rio Verde para o descarte apropriado, gerando um montante de 160 toneladas/mês de material. Qualquer espécie de pneu deve ser destinado para o Eco Ponto de Rio Verde, que está localizado na Avenida Capitão Miguel Câmara, Qd. H, Lt. 12, cidade Empresarial Nova Aliança - (setor industrial em frente a Policia Rodoviária Federal).

 

                        Fotos: Ascom/Sec.Saúde

Larvas encontradas em penu com água parada

Os pneus recolhidos são acondicionados no Eco Ponto

Ao todo 160 toneladas de pneus são transportadas por mês de Rio Verde para o descarte

 



Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail