Secretário de Agricultura participa de Assembleia Geral dos produtores
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - 14/06/2016 às 16:34

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Osório Carlos Martins participou na noite de ontem, 13, da segunda assembleia geral extraordinária, realizada pelo Sindicato Rural de Rio Verde. O evento reuniu aproximadamente 230 pessoas, entre elas produtores, profissionais da área, empresas, além do vice-presidente do Sindicato Rural Luciano Jayme Guimarães, do presidente da Faeg José Mário Schirainer, do presidente da Aprosoja Goiás Bartolomeu Brás Pereira, o presidente da Comigo Antônio Chavaglia e do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Lissauer Vieira.

 

Na pauta, tributação da soja e milho 70/30, endividamento rural e o decreto de emergência em virtude da estiagem. O vice-presidente do Sindicato Rural Luciano Jayme Guimarães que explicou aos participantes sobre a demora no decreto de situação de emergência e os problemas de tributação que o governo insiste em manter na soja e no milho. “Para a elaboração do laudo de situação de emergência fizemos um trabalho minucioso e a coleta de dados foi perfeita, mais uma vez Rio Verde saiu na frente. Como forma apoiar o produtor nas renegociações financeiras estamos fazendo visitas às tradings, saliento que já fomos a muitas delas e até o momento, todas se mostraram favoráveis ao reescalonamento de débitos, mas é importante ressaltar que as negociações serão caso a caso, por isso, é importante que os produtores procurem as empresas e comecem as negociações, antes dos vencimentos dos contratos. No que diz respeito a tributação 70/30, somos totalmente contra, estamos perdendo competitividade, e o comércio local de cada região, perderá uma circulação importantíssima de moeda. Além disso, para algumas empresas, esta taxação cria uma reserva de mercado e faz com que os produtores carreguem estoque para elas, onerando ainda mais o setor produtivo”, explicou Guimarães.

 

Para Osório, a realização das assembleias fortalece ainda mais a classe produtora: “infelizmente os produtores estão enfrentando dificuldades neste momento, e é importante realizar eventos como esse e fortalecer ainda mais a classe,” afirmou.

 

Ao final da assembleia, os participantes puderam expor as ideias e votaram pela não taxação, assim, será feito um documento oficial que será encaminhado ao governo estadual, com prazo para um posicionamento favorável aos produtores rurais.
 

         Fotos: Fabiana Sommer

Assembleia contou com a participação do secretário Osório

 

Evento debateu assuntos de interesse da classe produtora



Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail