Prefeitura inaugura Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI)
Secretaria de Educação - 31/05/2016 às 11:07

Aconteceu na tarde de ontem, 30, a cerimônia de inauguração do Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI) Prof. Lindomar Barros dos Santos.
 
 
A atual gestão da Secretaria Municipal de Educação, reconhecendo a necessidade de superação do processo de exclusão social vivenciada por uma parcela expressiva da população brasileira e, diante de seu compromisso com a educação de qualidade, criou e estruturou o Centro Municipal de Apoio à Inclusão Prof. Lindomar Barros dos Santos – CMAI, com o objetivo de garantir a essas pessoas a acessibilidade comunicacional, metodológica e pedagógica na busca da inclusão social.
 
 
A cerimônia contou com as presenças da secretária de Educação, Diones Lopes; o Secretário da Fazenda, Leonardo de Oliveira representando o Prefeito Juraci Martins; Gestor administrativo da SME, Leonardo Montes; Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Liduina Vieira Arantes; Coordenadora da Centro Municipal de Apoio à Inclusão(CMAI) Prof. Lindomar Barros Santos, Mylena Almeida Rodrigues; presidente da Associação de Deficientes Físicos de Rio Verde( ADEFIRV), Jacinto Braz; Profª Alba Almeida Rodrigues dentre outros representantes do secretariado Municipal, além de familiares das crianças que serão atendidas no CMAI, educadores da rede e a comunidade em geral.
 
 
No início da solenidade todos cantaram o Hino Nacional e o pastor Juliano Balbino fez a oração. O aluno Antônio Pereira Amorim do 4º ano e faz parte do Projeto “Aprender em dois Tempos”, leu a biografia do homenageado Prof. Lindomar Barros dos Santos (In memoriam).  
 
 
Ao fazer o uso da palavra a Coordenadora Mylena Almeida Rodrigues contou como surgiu a ideia de implantar em Rio Verde o Centro de Apoio à Inclusão (CMAI). “Durante os encontros em que participei nas cidades de: Brasília, Goiânia e São Paulo, falava-se muito em CMAI, e quando eu tomei o conhecimento da grandeza do que é um CMAI, fui falar com a Diones, ela me apoiou no sonho e acreditou que se tornaria realidade para nossas crianças, planejamos há um ano que esse dia chegaria, ainda o  sonho continua e é de toda a comunidade. O CMAI já deu certo,  e estamos todos reunidos para dar o primeiro passo, temos uma equipe de  educadores mobilizada para fazer o melhor trabalho no atendimento as crianças".
 
 
Durante a fala da coordenadora, foram oferecidas aos convidados tâmaras, uma fruta que faz parte de um ditado árabe, e que na oportunidade foi lembrado por Mylena, ela disse: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras, isso porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Hoje, com as técnicas de produção modernas, e esse tempo é bastante reduzido. Conta-se que certa vez um senhor de idade avançada plantava tâmaras no deserto quando um jovem o abordou perguntando: “Mas por que o senhor perde tempo plantando o que não vai colher?”. O senhor virou a cabeça e, calmamente, respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”. Ou seja, não importa se você vai colher, o que importa é o que você vai deixar, cultive. E todos nós do CMAI vamos cultivar bastante e servir todos para o futuro, não queremos colher, mas queremos deixar a semente plantada para que todos possam saboreá-las”, afirmou.
 
 
Segundo a Secretária de Educação, Diones Lopes, “essa tarde de inauguração do CMAI se resume em parceria, acreditar e reconhecimento. Parceria porque esse espaço que estamos é um prova da parceria do poder público com a sociedade; acreditar porque a Mylena contagiou a todos nós da Secretária de Educação quando mostrou que seria possível implantar o Centro de Apoio à Inclusão para beneficiar nossos alunos. E reconhecimento pelo meu amigo Prof. Lindomar por tudo que ele fez a educação de Rio Verde, e temos um elo familiar com o Lindomar muito forte; por isso a educação Municipal de Rio Verde presta essa singela homenagem e justa com o nome tão especial, Centro de Apoio à Inclusão Prof. Lindomar Barros dos Santos”, destacou.
A secretária agradeceu a presença de todos e pediu o apoio de todos os gestores para que tragam para o CMAI as crianças que necessitarem de uma atenção especial, “o CMAI só vem para somar na vida das crianças”, finalizou.
 
 
O Secretário da Fazenda Leonardo de Oliveira representou o Prefeito Juraci Martins. Ele cumprimentou todos mencionando o respeito, amizade e admiração que ele tem pela Secretária Diones, por conduzir com tanto amor a pasta da Educação. Para Leonardo, “participar da inauguração do CMAI é uma grande alegria, tenho certeza que Deus compensará todos que dedicaram para que hoje pudéssemos estar aqui nessa inauguração, ações como essa, que o Prefeito Juraci gosta de ver acontecer, voltando à reflexão que a Mylena fez com as tâmaras, de início 300 crianças serão atendidas, mas futuramente serão milhares de crianças atendidas no CMAI, parabéns toda equipe”.
 
Fotos: Washington Oliveira
Coordenadora Mylena Almeida Rodrigues apresentou a equipe de educadoras do CMAI
 
Público prestigiou a inaguração do Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI) 
 
 Diones Lopes:“essa tarde de inauguração se resume em parceria, acreditar e reconhecimento"
 
 
O Secretário da Fazenda Leonardo de Oliveira representou o Prefeito Juraci Martins
 
Pastor Juliano Balbino fez a oração
 
O CMAI visa garantir acessibilidade comunicacional, metodológica pedagógica na busca da inclusão 
 
No CMAI as crianças terão atendimentos com fonoaudióloga 
 
O secretário Leonardo de Oliveira conheceu as salas de atendimento do CMAI 
 
Sala de informática educativa  toda equipada 
 
Prefeitura inaugura Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI)
 


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail