Secretaria de Educação contará com CMAI - Centro Municipal de Apoio à Inclusão
Secretaria de Educação - 25/05/2016 às 14:06

A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, comunica que na segunda-feira, 30, às 15h, acontecerá a inauguração do Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI) Prof. Lindomar Barros dos Santos, na Rua Fortunato, Qd.08, nº99-B, Bairro Odília.   
 
 
O novo Centro Municipal de Apoio à Inclusão, traz o nome do ex vereador e secretário de Educação Prof. Lindomar Barros dos Santos, que faleceu em 2014. Uma homenagem de todos da SME em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a educação rio-verdense. 
 
 
A implantação do CMAI conta com  recursos oriundos do Fundo Municipal da Educação (FME) e parceiros como a Secretaria de Saúde que irá disponibilizar profissionais como psicólogas e fonoaudiólogas para os atendimentos.
 
 
Com a instalação do CMAI o principal atendimento será focado nas crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem, transtornos globais e síndromes diversas. O objetivo da equipe de inclusão da SME é diminuir o analfabetismo e problemas de leitura e escrita dos estudantes que possuem idade avançada e não sabem ler, e garantir a acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e pedagógica na busca da inclusão social.
 
 
Em média 300 estudantes da Rede Municipal de Educação, que apresentam necessidades educativas especiais (NEE) receberão atendimentos especializados que ocorrerão no contra-turno em oficinas, duas vezes por semana, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h desenvolvendo: estimulação cognitiva; arte-terapia; psicoterapia comportamental; estimulação de linguagem; psicomotricidade; fonoaudióloga; psicopedagoga; além do atendimento as famílias e também informática educativa.
 
 
Para atender a demanda, o Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI) contará com uma equipe composta de 30 profissionais dentre eles psicopedagoga e fisioterapeutas.
 
 
O CMAI oferecerá também atendimentos aos pais ou responsáveis com oficinas de: culinária, informática educativa palestra com psicólogas e aconselhamento.
 
Em conformidade com as normas de acessibilidade, a residência tem espaços confortáveis com salas climatizadas, banheiros adaptados e rampas de acesso.
 
Para a Secretária de Educação Diones Lopes, a Educação de Rio Verde ganha com mais essa conquista do Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI) Prof. Lindomar Barros dos Santos, “a inclusão é uma bandeira que sempre trabalhamos nas escolas, e temos uma equipe muldiciplinar que atende nas unidades de ensino cerca de 400 crianças especiais; com o CMAI em funcionamento os atendimentos aumentarão significativamente tanto em quantidade como em qualidade, e assim estaremos avançando na atuação de uma inclusão total na educação Municipal de Rio Verde, toda a nossa equipe dos departamentos de: Núcleo Pedagógico e Inclusão estão engajados para prestar o melhor atendimento”, destacou.  
 
 
A comunidade está convidada para participar da inauguração do Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CMAI) Prof. Lindomar Barros dos Santos.


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail