Luta antimanicômios terá semana de eventos em Rio Verde
Secretaria de Saúde - 11/05/2016 às 14:40

 

 

A Prefeitura de Rio Verde através da Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 16 a 20 de maio a Semana de Luta Antimanicomial.

 

A Semana de Luta Antimanicomial está incluída em um movimento que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com patologias mentais. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa em nome de um tratamento, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

 

O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

 

A Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS, sendo estabelecido o lema do movimento: "Por uma sociedade sem manicômios", e tendo o 18 de maio definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.

 

 

 

 



Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail