Estudantes autistas do Município participam de reportagem para TV Anhanguera
Secretaria de Educação - 01/04/2016 às 16:05

 

Estudantes autistas da rede Municipal de ensino participaram com os pais, Secretária de Educação, Diones Lopes e a Coordenadora de Inclusão da SME, psicóloga e Profª Mylena Almeida Rodrigues de uma entrevista exibida hoje, 01, no jornal 1º edição, da TV Anhanguera, com a jornalista Muriele Silva.

 

A pauta da reportagem foi sobre “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” que é comemorado neste sábado, 02, e mostrou como os alunos são atendidos nas escolas Municipais.

 

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de inclusão tem uma equipe multidisciplinar de inclusão com trabalho voltado para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), um grupo de modificações no neurodesenvolvimento que predominam alterações na habilidade do funcionamento social e da comunicação, frequentemente acompanhada por movimentos estereotipados, ou repetitivos, e interesses restritos.

 

O departamento de Inclusão atende hoje na rede Municipal 450 crianças com necessidades especiais, sendo 90 alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), eles recebem acompanhamento em 13 escolas, na educação Infantil e no Ensino Fundamental.  

 

Alguns alunos são atendidos em tempo integral, nas salas para ‘Atendimento Educacional Especializado – AEE’. A educação tem as parcerias com a Secretaria da Saúde, a Escola Dunga de Ensino Especial, Sindicato Rural e Clube Dona Gercina, em que são disponibiliza educadores para fazer todo o acompanhamento para o desenvolvimento do aluno.

 

Os alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), participam das atividades escolares, são acompanhados pela professora regente e por professores de apoio, pela coordenadora e pela diretora. Com orientação e conscientização a família deve ter os estímulos no contraturno como AEE – Atendimento Educacional Especializado, atendimento clínico fonoaudiológico, psicológico, equoterapia e terapia ocupacional, embora nem todos realizem esses atendimentos.

 

Os profissionais que lidam diretamente com os alunos, são orientados pela Equipe multiprofissional do Núcleo Pedagógico da SME, para  que desenvolvam uma rotina,  para minimizar a dificuldade de convívio social, são criadas situações de interação. Respeite o limite da criança autista, seja claro nos enunciados, amplie o tempo para que ele realize as atividades propostas e sempre comunique mudanças na rotina antecipadamente.

 

Fotos: Adão Rocha
Estudantes autistas do Município participaram de reportagem para TV Anhanguera
 
 
Secretária de Educação Diones Lopes concedeu  entrevista para a jornalista Muriele Silva
 
 
A jornalista Muriele conversou com o estudante Matheus de castro Rosa de 07 anos e a mãe Lorraine de Castro
 


Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail