Pequenos produtores de Rio Verde garantem boa renda no setor de hortifrutigranjeiros
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - 22/03/2016 às 08:52

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza vários programas e ações com o objetivo de beneficiar os pequenos produtores de Rio Verde, uma vez que a maior parte dos hortifrútis que alimentam as famílias rio-verdenses é produzida por esses produtores. No município são mais de 300 famílias pertencentes ao programa dos Pequenos Produtores que, além de garantir o sustento, ainda abastecem o mercado de hortaliças com uma variada produção. Variedades como quiabo, abóbora, pepino, cenoura, jiló, repolho, brócolis, couve- flor, tomate, alface, rúcula e pimentão são produzidas e comercializadas em feiras e estabelecimentos da cidade.

 

Um dos programas que tem fortalecido as atividades familiares, especialmente a atividade hortifrutigranjeira e de produção de mudas de espécies nativas é o Programa Municipal de Hortifrutigranjeiros e Viveiros Rio Verdinho, criado pela Lei 6.314/2013, localizado na saída de Montívidiu, na GO- 174, Km 15, em uma parte da Fazenda Rio Verdinho.

 

O Setor possui 46 áreas destinadas aos pequenos produtores que se adequaram às exigências do programa. Vanildo Gomes de Melo é um dos contemplados com a propriedade que lhe garante concessão real de uso. “Moro aqui com minha família há mais de 3 anos, tive a oportunidade de ter meu próprio negócio e tenho conseguido um bom sustento com todas as variedades que produzimos aqui. A nossa renda mensal livre gira em torno de R$ 3 mil reais,” comentou Vanildo.

 

João Batista dos Santos é outro pequeno produtor que garante o sustento da família com uma produção no local. Ele aproveitou a área de 20.600 m² para produzir mais de 20 variedades de folhas, legumes e frutos, que são comercializados na feiras da cidade. O produtor tira em média R$ 2.500,00 mensal: “foi muito bom ter essa área para produzir minhas hortaliças, o dinheiro que eu gastaria com arrendamento, eu faço melhorias aqui e aumento minha produção. E com a ajuda da Secretaria eu consigo ter uma boa renda no final do mês.”

 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, James Gonçalves Borges visitou o setor de hortifrutigranjeiros na última sexta-feira, 18, e avaliou a importância do programa para a economia do município, que promove a geração de emprego e renda para muitas famílias e o aumento na oferta de alimentos: “o setor de hortifrutigranjeiros tem dado apoio para muitos pequenos produtores que tiram o sustento de suas famílias e ainda movimentam a economia local com a venda de toda produção nas feiras e estabelecimento da cidade. Uma variedade de hortaliças está sendo produzida aqui, contribuindo para o bom preço dos hortifrútis ao consumidor", ponderou James Borges.


Além da concessão da área, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda oferece assistência com maquinários para cultivo da terra, recuperação de microbacias e áreas degradadas, e orientação aos pequenos produtores em relação às formas corretas de plantio, colheita, armazenamento e comercialização; auxílio em transporte e a doação de adubo, esterco e calcário. “Todos os produtores do setor de hortifrutigranjeiros são assistidos pela Secretaria com máquinas, insumos agrícolas e assistência técnica para que possam fazer uma boa produção, “ reforça James.

 

Fotos: Washington Oliveira

Pequenos produtores tiram o sustento com produção no setor de hortifrutigranjeiros

João Batista é um dos pequenos produtores do Setor

 

Variedades de hortaliças e folhas são comercializadas nas feiras e estabelecimentos de Rio Verde

 

A Secretaria ainda oferece apoio técnico aos pequenos produtores

 

Secretário visitou varios pequenos produtores e conferiu a produção quem abastece a mesa das famílias rio-verdenses



Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail