Rio Verde se tornou primeira cidade totalmente digital da América do Sul
Diretoria de Comunicação - 01/03/2016 às 16:08

Na manhã dessa terça-feira, 1º, os secretários municipais Cairo Fagundes, de Comunicação; Rubens Leão, de Desenvolvimento Econômico Sustentável; Leonardo de Oliveira, da Fazenda e Fausto Capparelli, de Políticas Estratégicas, além do presidente da Câmara de Vereadores Iran Cabral, recepcionaram a comitiva ministerial liderada pelo Ministro das Comunicações André Figueiredo, o presidente da Anatel, João Resende; presidente da Entidade Administradora do Desligamento do Sinal Analógico (EAD), Antônio Martelleto; o presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), Rodrigo Zerbone; do presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero e representantes do setor de rádio difusão.

Para o secretário municipal de Comunicação, Rio Verde ser escolhida para dar início ao processo de digitalização é um marco sem precedentes para o desenvolvimento da cidade, “nossa região já é destaque em diversas frentes e mais esse passo, rumo a digitalização eleva Rio Verde no cenário sul-americano e nos coloca no mesmo patamar dos países mais desenvolvidos”, ponderou Cairo Fagundes.

"Com a primeira cidade da América do Sul com sinal de TV totalmente digital, o Brasil mantém o pioneirismo histórico no desenvolvimento tecnológico para a radiodifusão", valorizou o ministro das Comunicações, André Figueiredo, ao concluir o processo de desligamento da transmissão analógica de televisão em Rio Verde. Com a mudança, a frequência de 700 MHz, que já foi leiloada pela Anatel, o serviço de ampliação de 4G na região já começa a ser liberada.

Nos estúdios da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo e única geradora da cidade, o ministro apertou o botão que encerrou o envio do sinal analógico. Em seguida, André Figueiredo repetiu o procedimento na TV Sucesso, vinculada à TV Record. As TVs Bandeirantes, SBT e Cultura também iniciaram a operação exclusivamente no digital no município. Outras três estações que operam no município (TV Canção Nova, Record News e Rede Vida) já fizeram o switch off no último dia 15 de fevereiro.

O ministro ratificou que até 2018 todo o espectro será totalmente disponibilizado para a internet móvel de alta velocidade e enalteceu a integração do setor para o sucesso da iniciativa. "O desligamento foi uma ação conjugada de esforços entre o governo, as emissoras de TV e as empresas de telefonia para promover esse momento histórico para o país. Isso proporcionará ainda uma evolução do 4G", comentou, ao indicar que o índice para o fim do sinal analógico foi definido em consenso.

"Tivemos grandes momentos na televisão brasileira. Passamos pela mudança da imagem em preto e branco para a colorida. Em 2007, iniciamos o oferecimento do sinal digital. Agora, alcançamos a totalidade de uma cidade brasileira com o novo formato de imagem", completou.

Ao afirmar que a entrega dos conversores às famílias de programas sociais do governo federal é fundamental para ampliação do processo de inclusão no país, o ministro pontuou que a nova tecnologia também funcionará nos televisores mais antigos. "Fornecemos os equipamentos para os beneficiários do Bolsa Família, incluindo também  os presentes no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Isso garante um acesso gratuito para todas as faixas de renda", disse.

O presidente da Anatel, João Resende, destacou que os investimentos serão potencializados para o oferecimento de melhores serviços. "Nos próximos cinco anos, o Brasil contará com um salto no setores de radiodifusão e de telecomunicações", previu. "A população de todas as regiões passarão a receber um sinal de internet de quarta geração. Mais conexão veloz para o Brasil", acrescentou.


Transição
Rio Verde é a cidade-piloto no processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital. Depois do desligamento, a programação das emissoras deixa de ser exibida na cidade pelo sistema analógico, que apresenta qualidade de som e imagem inferiores. Em seu lugar, as geradoras vão continuar transmitindo, por 30 dias, uma cartela fixa informando ao telespectador como proceder para ter acesso ao sinal digital.

 

Fotos: Washington Oliveira

 

Comitiva Ministerial é recpcionada por Secretários Municipais

Ministro das Comunicações visita os estúdio da TV Anhanguera, retransmissora da Globo em Rio Verde e desliga o sinal analógico de televisão

Secretários Municipais homenageiam Ministro com placa honra ao mérito

Presidente da TV Sucesso Gilson Almeida recpciona o Presidente da Anatel, João Resende e os secretários municipais Cairo Fagundes (Comunicação) e Rubens Leão (Desenvolvimento Econômico e Sustentável para o desligamento do sinal analógico na emissora

Ministro das Comunicações, André Figueiredo e o presidente da TV Record Gilson Almeida desligam o sinal analógico de televisão


 



Assessoria de Imprensa
assessoria@rioverdegoias.com.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail